28 de agosto de 2015

Documentário - The True Cost

Bom dia pessoas lindas, tudo bem?

    O post de hoje é um pouquinho mais "sério", pois o intuito do UH não é somente divertir, mas trazer algo para refletir.



   A primeira pergunta a ser feita é: como posso amar e odiar a moda?

   Desde que comecei a estudar moda nunca me interessei por criação, produção e tudo que 90% das pessoas que ingressam neste curso querem. Sempre quis saber mais sobre o que acontece por trás da moda, os efeitos que ela causa e causou durante a história mundial e principalmente como ela pode influenciar na vida e no comportamento das pessoas. E é incrível como isto é desvalorizado durante o curso. Com toda certeza, dão ênfase ao que falei no começo do parágrafo, mas muitas vezes essas instituições esquecem algo primordial na educação: fazer o aluno pensar.

   Ter seu nome em revistar, fazer grandes desfiles, ver seus vestidos sendo usados por celebridades são o sonho de muitas pessoas desta indústria, e para isto, muitas vezes esquecem do principal, quem as fabrica. Pagar pouco, dar péssimas condições de trabalho é uma desculpa por gerar emprego? É um tipo de justificativa para conseguir vender mais barato em um mercado tão competitivo?

   A impressão que dá é que as pessoas não se importam mais com a vida dos outros, as pessoas se tornaram descartáveis neste império do efêmero.

   Quem nunca passou pela situação de ir em uma loja e pensar: nossa, essa blusa está suuuper barata, que maravilha vou levar!!!
   Mas será que paramos para pensar todo o processo que essa peça passou para estar com este valor? Quantas pessoas sofreram para isso?

   Seria hipocrisia minha falar que realmente me importava com isto antes de ver estes documentários, mas após vê-los voce começa a repensar. Sabia que a "escravidão" ainda existia, mas não tinha noção do nível em que a situação se encontrava.  Existe solução? Sim, não vou dizer que vou parar de comprar em fast fashions porque infelizmente não tenho condições de comprar apenas caras etc, mas realmente é o que dá vontade, parar de sustentar este tipo de comércio. Já estava consumindo menos, e hoje provavelmente irei diminuir ainda mais o meu consumo. E se existir outra maneira de ajudar, irei fazer. Como no próprio documentário diz, existem outras alternativas para o assunto, como o project tree, totalmente sustentável e que prega um comércio justo.

   Vocês devem ter visto campanhas como a da camisa branca que era vendida por 2 euros, o que você sentiu ao assisti-la?

   É assustador ver que não é apenas na confecção da peça que os impactos causados pelo mercado de moda são notórios. eles começam na plantação de algodão, que devido aos pesticidas estão causando câncer, deficiencia física e mental nas comunidades que moram ao redor da área de plantio, além de todo o mal causado ao meio ambiente devido as peças, que se tornaram descartáveis e de toda a química usada no tingimento do produto.

Espero que voês reservem 1:30 para ver o documentário e se perguntem, qual é o verdadeiro custo?

Confira o Trailer:

E vocês o que acham disto??

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário